Trilha sonora

domingo, 31 de julho de 2011

RESENHA DO LIVRO ASGARD - A SAGA DOS NOVE REINOS


Organizado por Sóira Celestino e Evandro Guerra e publicado pela Jambo Editora (Porto Alegre), essa sensacional compilação de contos, poemas e odes nórdicas é obra dos seguintes autores nacionais:

Ives Gandra da Silva Martins, Simone Marques, Evandro Guerra, Sara Zero, Suzy Hekamiah, Lorde Ferreira, Gisele Garcia, Iam Godoy, Walter Tierno, Milena Oda, Oscar Mendes Filho, Nana B. Poetisa, Regina Castro, Sóira Celestino, Marta Reis, Carolan Nathan, Vinícius Reidryk, Newton Emediato Filho, Silvia Ferreira Lima, Ricardo Félix, Alex Mir, Sophie Reyer, Márson Alquati, Alfer Medeiros, Paula Moreira e Victor Iturrioz Pallejà.

Bem, difícil acreditar que com um time desses, a leitura não seja boa. Não é boa realmente, é ÓTIMA! Cada autor consegue levar o leitor ao mítico e frio mundo dos nórdicos, com seus deuses mortais, porém poderosos e com características humanas, bem como o frio devastador que os assolava, as guerras brutais e intermináveis e as esperanças dos nobres guerreiros em encontrarem as Valquírias... Estas que, após suas mortes nos sangrentos campos de batalhas, os levariam ao eterno salão de Odin, onde brindariam eternamente e contariam suas glórias passadas uns aos outros.

Em meio a variados contos, cada um com a marca própria de cada autor, nos deparamos com odes e poemas belíssimos, como o de "Yggdrasil, Árvore do mundo... origem da vida", de Nana B. Poetisa, que em poucas palavras, nos mostra uma sabedoria antiga, que retorna com força total ao mundo contemporâneo.

A arte do livro é muito bonita, retratando o lendário martelo de Thor pairando em um céu tormentoso, cercado por raios poderosos. Poder! Sim, os contos nórdicos falam muito disto. O poder da guerra, o poder do amor, o poder da ira, o poder do frio, o poder da vida e, claro... o poder dos Deuses! E mesmo ameaçados constantemente pelo Crepúsculo ou Ragnarok, eles renascem de alguma forma, pois tudo não passa de um ciclo.

Uma obra imperdível para quem gosta de mitologia, Asgard - A Saga dos Nove Reinos, relata contos nórdicos antigos e, pasmem, contemporâneos. Alguns contos nos mostram que o fator tempo e espaço só é um limitador para as pessoas, nunca para os Deuses e que estes continuam dando vida aos seus mitos através de seus novos profetas... ou poetas... ou escritores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário