Trilha sonora

sábado, 22 de outubro de 2011

Uma romancista policial romântica é a Bianca Carvalho!


Romance policial? Pois é! E que surpresa boa!

Digo isto, porque quando comprei Jardim de Escuridão na Bienal do Livro 2011, foi a própria escritora quem fez um breve resumo de sua obra. Ela explicou que o livro era um misto de romance, mistério, drama, uma dose de magia e de suspense. De cara me agradou, principalmente por causa do suspense. Mas, mesmo assim, ao olhar a belíssima capa, eu imaginei que a trama giraria mais em torno de um romance (no sentido estrito da palavra).

Que nada! rsrsrs... Bianca Carvalho esqueceu de mencionar naquele dia, que sua obra é um genuíno romance policial, sim! E dos bons!

A história começa com o falecimento de Lolla e esta deixa cartas para suas três netas. Porém, não são cartas comuns, já que as mulheres desta família, todas elas de alguma forma, têm dons especiais. E aqui, Bianca descreveu a verdadeira magia (ao menos no meu modo de compreender): o dom que nasce com a pessoa e que não precisa de rituais mirabolantes para se manifestar.

Neste primeiro volume da trilogia a protagonista é a neta mais velha, Faith, uma conhecedora das flores e de seus mistérios. É alguém que sofre por acontecimentos recentes e precisa reencontrar o caminho para a felicidade.

Nesta busca, Faith se vê envolvida em uma investigação de mortes seriais de mulheres, cujo assassino é apelidado como "Assassino das Noivas." No início, ela não consegue entender como o seu interesse e empenho naquelas mortes misterioras, poderiam alterar o seu destino. E é neste ponto que a escritora mostrou seu talento: amarrou muito bem os detalhes e tudo faz sentido no final.

Bianca é uma escritora jovem, mas denota muita maturidade. Não só pela sua escrita limpa e bem estruturada. Ela consegue construir uma trama policial consistente e sem discrepâncias, o que posso afirmar, é difícil. Pois, ao contrário do muitos possam imaginar, histórias policiais exigem um conhecimento técnico, o mínimo que seja. E ela tem muito jeito pra coisa. Digo isto, não só como escritora de suspenses policiais, mas também como profissional atuante na área penal.

Além disso, a autora parece conhecer dilemas que os policiais têm que enfrentar constantemente, tais como: noites de sono perdidas no trabalho, temperamentos oscilantes em razão de só lidarem com coisas malignas, pressão da sociedade e também a má vontade predominante que as pessoas "de bem" têm em dizer o que sabem... Como um amigo meu, da segurança pública, costuma dizer: as pessoas comuns exigem que os policiais sejam super-heróis, mas ninguém quer lhes dar super-poderes"... Bianca Carvalho, de uma forma sutil, traduz bem esta sentença.

E todo o mistério criado na resolução dos crimes, é suavizado por uma história de amor. Mas sem adoçar demais, pois não existe um abuso de emoções e o drama é na medida certa.

Também gostei de que, embora seja uma trilogia, este volume teve uma conclusão. A pior coisa, na minha opinião, é quando você fica querendo saber o fim daquilo e tem que aguardar o próximo volume. No caso da obra de Bianca Carvalho, embora haja uma continuação, houve um fim. A expectativa agora é em relação às outra personagens. Tranquilo pra mim, que consigo esperar neste caso.

Não costumo sair tecendo elogios simplesmente porque o autor é nacional e/ou porque o conheço... ou ainda porque ele ou ela podem ler o meu livro e aí haver uma "troca de boas resenhas". NÃO MESMO! Eu só elogio porque gosto e quando existem pontos negativos a serem apontados, eu faço (e gosto que façam o mesmo comigo)... ou então, quando percebo que o escritor pode se ressentir, prefiro deixar quieto. Mas Jardim de Escuridão foi, de fato, uma leitura excelente pra mim e não vou ficar inventando coisas negativas só pra parecer imparcial, pois não há necessidade disto. Estou sendo bastante imparcial. A obra me agradou muito e pronto! Posso afirmar que, dos poucos livros de colegas pátrios que conheci até agora, este está liderando!

Parabéns Bia! Te desejo muito sucesso, porque você merece! Quem tem talento de verdade merece. Jamais duvide disto!

2 comentários:

  1. Fernanda, querida!
    Estou maravilhada com sua resenha, porque sei que, apesar de ainda não ter lido seu livro (o que será apenas uma questão de tempo), sei que vc entende de suspense e sua opinião é muito importante para mim!

    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah Bia, eu também estou começando, rsrsrs. Mas gosto muito de suspense mesmo. Quanto ao lado criminal e investigativo, o fato de trabalhar com o sistema penal me dá uma certa vantagem, mas mesmo assim continuo sendo uma aprendiz.

    E você é uma romancista policial, com certeza! Não sei como serão os seus outros romances, se você vai manter o lado policial ou se vai se focar só no suspense, mas Jardim de Escuridão é uma obra policial, sem dúvidas.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir