Trilha sonora

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

LEITURA IRRESISTÍVEL!


Uma semana antes de fazer esta resenha, eu li o primeiro livro do autor, Cicatrizes de um Segredo e já fiz os devidos comentários no Skoob e aqui no blog. Agora, com Irresistivelmente Fatal, já posso afirmar com mais convicção, que Márcio Scheibler segue um estilo parecido com o de Agatha Christie. A diferença é que os livros de Márcio são ainda mais diretos, ao passo que os de Agatha "passeiam" mais por alguns pontos, tais como diálogos e descrições de personagens.

Basicamente, a trama gira em torno de um homicidio brutal de um rapaz jovem e rico, mulherengo, porém gente boa. A última pessoa vista com a vítima é uma jovem e linda mulher, que passa a ser a suspeita número 1 do crime. A questão primeira é descobrir a identidade desta pessoa. Aí, entra em cena o já conhecido detetive Otávio Medeiros, que assume o caso a pedido de seu sobrinho Rodrigo, que era o melhor amigo da vítima fatal, Leandro.

O livro flui, assim como o Cicatrizes de um Segredo e em Irresistivelmente Fatal, a dúvida que tive quanto à real situação do detetive Otávio Medeiros no primeiro romance, fica esclarecida: ele era policial também e não somente um detetive particular, conforme sugeria a primeira obra.

Na história de Irresistivelmente Fatal, entretanto, Otávio já se aposentou e é um ex policial. E aí entra um fator que me incomodou um pouco, pois "ex" significa que não é mais, logo, as prerrogativas acabam. Na prática, Otávio poderia muito bem participar das investigações e ajudar a polícia... Problema nenhum até aqui. A questão que fugiu da realidade, foi o fato de Otávio dar ordens ao policial Moreira, dizendo que este deveria sempre consultá-lo antes de agir ou até mesmo de dar entrevistas sobre o caso.

Um policial civil só presta obediência aos seus superiores hierárquicos, sendo o mais imediato o delegado de polícia (que nem aparece na obra). Moreira poderia até ter acatado a atitude de Otávio por pura amizade, mas a maneira como isto é colocado no livro, dá a entender que o policial abaixou a cabeça para o ex policial. Se isto ocorresse na vida real, o policial da ativa estaria sujeito até mesmo a responder a uma sindicância administrativa, pois investigações criminais são sigilosas e privativas da polícia judiciária (polícia civil).

E repita-se, Otávio é um particular, pois está aposentado. Seria menos admissível ainda ele, Otávio, responder a uma coletiva da imprensa. Como romancista policial e profissional da área criminal, não posso deixar de comentar estes pontos, espero que o autor entenda. A intenção é colaborar.

Tirando o exposto acima, posso dizer que a trama é criativa, a escrita limpa e direta e vale à pena, principalmente para quem não está a fim de ler livros enormes e com muita enrolação desnecessária.

Não pude deixar de me lembrar de alguns filmes de suspense quando li este livro, sendo um deles o Desejos (Final Analysis), estrelado nos anos 80 por Kim Basinger e Richard Gere. Não vou dizer qual, mas determinado trecho me fez lembrar na hora do filme, rsrsrs. Não que seja igual, mas trabalha com a mesma ideia. E eu amo este filme!

Em suma, é um livro muito bom e que merece estar nas estantes dos amantes da literatura policial e de suspense.


Mais uma vez parabenizo o Márcio Scheibler pelo seu trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário